segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Planejamento Pedagógico - Oficinas de Robótica Educacional

Oficinas de Robótica Educacional - PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO /2012
EMENTA DO MEC: Ojetiva preparar os estudantes para montar mecanismos robotizados simples baseados na utilização de "kits de montagem", possibilitando o desenvolvimento de habilidades em   montagem e programação de robôs. Proporciona um ambiente de aprendizagem lúdico e criativo em contato com o mundo tecnológico, colocando em prática conceitos teóricos a partir de uma situação interativa, interdisciplinar e integrada. Permite uma diversidade de abordagens pedagógicas em projetos que desenvolvam habilidades e competências através da lógica, blocos lógicos, noção espacial, teoria de controle de sistema de aquisição de dados, ecologia, trabalhos grupais, organização e planejamento de projetos.(Conforme MANUAL DA EDUCAÇÃO INTEGRAL/PDE-2011, p.24)

OBJETIVO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ENGº MANSUETO SERAFINI: Oportunizar situações variadas de aprendizagem, desenvolvimento da criatividade, organização espacial e construção de conceitos relacionados à robótica educacional, de maneira lúdica, interativa, favorecendo a realização de trabalhos grupais, o desenvolvimento da autoestima e o aprendizado da convivência com normas, limites e valorização do conhecimento científico e ações do espaço escolar.

HABILIDADES: Ouvir, observar, identificar, classificar, relacionar, selecionar, ler, falar, escrever, nomear, desenhar, organizar, montar, criar, planejar, seriar, analisar, interagir, propor, responsabilizar-se, concluir, agir, construir, aplicar, criticar.

METODOLOGIA: Realização de atividades individuais e grupais para observação e montagem de kits robóticos-pedagógicos da Xalingo com peças e blocos lógicos variados de cores e formatos diferentes. Organização de materiais  e montagem de kits de robótica educacional da Brink Mobil, recomendados pelo MEC, utilização de materiais de sucatas, filmes, reportagens, pesquisas, vídeos e outros, através de uma metodologia dialogada, interativa, a qual facilite a socialização, a troca de ideias por meio da construção de estratégias de montagem, a criatividade e o respeito nas relações de convivência.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
-Filmes: -Eu Robô, Gigantes de Aço, Robots, AI - Inteligência Artificial, O Homem Bicentenário e Robocop;
- Conceitos de Robótica Educacional;
- Ilustrações sobre cenas e/ou personagens dos filmes;
- Discussão dos temas apresentados nos diferentes filmes - (relações afetivas x ações humanas, tecnologias e suas modificações, inteligência emocional x função programada);
-Explorar diferentes kits pedagógicos da Xalingo com blocos lógicos, os quais permitem a montagem  de brinquedos, robôs e objetos variados estimulando a criatividade e desenvolvimento do raciocínio lógico;
- Montagem de kits de robótica educacional da Brink Mobil - recomendados pelo MEC (ROBÔ BEGINEER LT) e trabalho no Laboratório de Informática Educativa com programa que acompanha o material de montagem para os alunos realizarem programação dos protótipos construídos de acordo com o manual de orientações;
- Construir modelos robóticos com caixas de diferentes tamanhos e latas de formas arredondadas, estimulando a criatividade individual e em pequenos grupos;
- No Laboratório de Informática Educativa, pesquisar vídeos relacionados à exposições e feiras de robótica,  montagem de protótipos, vídeos de danças com movimentos robotizados e  novidades sobre o tema;
- Desenhar projeto de um robô doméstico e descrever suas funções, atribuindo-lhe um nome;
- Participar de visitas em empresas que disponham de mecanismos robotizados e escolas que ofereçam cursos profissionalizantes de automação;
- Criar pequenas produções com estímulos à criatividade, realização de trabalhos em grupos e aproveitamento de materiais variados;
- Oportunizar atividades de estímulo aos  trabalhos em grupos, os quais favoreçam a troca de ideias,a socialização. o levantamento de hipóteses e o incentivo para o desenvolvimento nos alunos do sentimento de que são capazes de aprender  e criar de maneira lúdica.

 "Segundo Gardner (1983), sabemos que é possível, por meio da robótica educacional, oportunizar uma abrangência maior de possibilidades do desenvolvimento das inteligências múltiplas, pois nas atividades que envolvem a construção e a programação de um robô, realizadas normalmente em grupo, as ações privilegiem as atividades perceptivas, tanto na visão espacial quanto no toque, pelo manuseio das peças.
 Nas atividades em grupo, trabalham as relações interpessoais, interagindo com o outro para  troca de ideias e conhecimentos."
 (Manual Didático Pedagógico- Tecnologia Educacional - Brink Mobil, p.30)

Coordenação do programa - Estela Maris Sander


.